Um pouco sobre a nossa história
O 3°Registro de Imóveis de São Luís/MA foi criado com a publicação da Lei Complementar Estadual n.º 182, de 20 de maio de 2016, que alterou o art. 187, inciso III e §2º, do Código de Divisão e Organização Judiciárias do Estado do Maranhão.
Sua instalação somente foi possível em 01 de setembro de 2020, após a realização de concurso público e o efetivo desmembramento das circunscrições.
A Oficial titular, Aline Michels Lorrenzzetti, ingressou por concurso público e tomou posse em 10 de agosto de 2020.
A Serventia praticou o seu primeiro ato em 14 de setembro de 2020, com a abertura da matrícula sob o n.º 1.
Com o início das atividades na nova circunscrição da 3ª Zona, possibilitou-se: a execução de melhorias na infraestrutura; o aumento da agilidade na prestação dos serviços, proporcionando maior conforto e segurança para os clientes; a realização de investimentos em equipamentos de alta tecnologia; a aquisição de móveis e cadeiras ergonômicas, garantindo condições favoráveis para os colaboradores realizarem suas atividades diárias; e a disponibilização de treinamentos e capacitações técnicas e comportamentais da equipe, com um novo modelo de gestão, focado na excelência.
A implementação da pesquisa de satisfação com os usuários consolidou a política da busca pela excelência na prestação de serviços, garantindo o cumprimento do propósito da Serventia e reforçando a política da qualidade, onde a busca pela melhoria contínua é o alvo das ações realizadas dentro da Serventia.
As inovações tecnológicas reforçaram o compromisso com os usuários e a sociedade em geral. Exemplo disso é a implementação de uma página eletrônica interativa, disponível no endereço www.3rislz.com.br, em que os clientes podem realizar consultas, fazer pedidos de certidões e proceder ao protocolo eletrônico, além de ser possível a visualização de informações institucionais e orientações quanto aos serviços prestados pela Serventia.
O 3º Registro de Imóveis, almejando a melhoria contínua, realiza suas práticas alinhando-as a um sistema de gestão, utilizando os seguintes recursos: equipe qualificada; sistema informatizado; tecnologias; ambiente adequado e confortável; parcerias sólidas; e suporte das entidades de classe e da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
Institucional
Missão
Garantir a segurança jurídica e a eficácia dos atos jurídicos, atuando na prevenção de litígios, bem como no fortalecimento da circulação do crédito e desenvolvimento socioeconômico de São Luís/MA e região.
Visão
Ser elemento facilitador e essencial para o sucesso e segurança jurídica dos negócios imobiliários, entregando serviços com prazos inferiores aos previstos em lei, adotando as melhores técnicas para o desenvolvimento das pessoas, processos e equipamentos, tornando-se, assim, referência na atividade registral, no Estado do Maranhão, por meio do resultado da satisfação dos clientes.
Valores
– Segurança Jurídica: no cumprimento às leis de registros públicos com coerência, prevenindo litígios e assegurando a eficácia dos atos jurídicos;
– Ética: agindo com transparência, respeito e impessoalidade na execução das atribuições do serviço registral, bem como nas relações interpessoais;
– Comprometimento: na dedicação em prol do coletivo, da satisfação das partes interessadas e dos resultados;
– Excelência: no atendimento ao cliente e na execução dos serviços prestados, estimulando as melhores práticas de gestão, especialmente no gerenciamento da Qualidade.
– Capacitação contínua: com aprimoramento e modernização constante dos processos e serviços, buscando a adoção das melhores técnicas voltadas ao desenvolvimento das pessoas, processos e equipamentos.